O roundcube sem dúvida é um dos principais webmails utilizados para ler e-mails. Neste artigo, mostraremos como corrigir um erro que geralmente acontece quando se tenta acessar o webmail usando um endereço de e-mail específico. Não sabemos exatamente o motivo pelo qual o problema ocorre, pelos erros identificados no log, isto pode ocorrer devido a tabela daquele usuario estar corrompida ou com tabela ausente. Acreditamos também que isso pode ocorrer quando a conta atinge constantemente os recursos definidos para aquele plano específico.
Geralmente o erro retornado será este:
Para que você possa ver com exatidão a mensagem de erro retornada no servidor, você deve acompanhar o seguinte log:
tail -f /home/USERCPANEL/logs/roundcube/errors
Importante: Substitua USERCPANEL pelo usuário cPanel da conta a qual você pretende visualizar o log.
Acesse o diretório referente ao domínio que apresenta o problema, exemplo: /home/USERCPANEL/etc/exemplo.com.br/
Você verá a conta de e-mail no seguinte formato: logindoemail.rcube.db
Renomeie o arquivo logindoemail.rcube.db para qualquer outro
Acesse o webmail novamente